domingo, abril 21

Brownie de chocolate com noz pecan

Ingredientes:

  • 100 g de manteiga
  • 90 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colheres (chá) de fermento em pó
  • 50 g de noz pecan
  • manteiga e cacau em pó para untar a assadeira

Pré-Preparo:

  1. Corte grosseiramente as nozes. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular pequena com manteiga e polvilhe cacau em pó.
  3. Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Reserve.
  4. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
  5. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.
  6. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.)
  7. Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com fermento e as nozes, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.
  8. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos (assim que a casquinha começar a trincar nas laterias estará pronto). A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.)
  9. Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.

Dicas:

A noz pecan pode ser substituída por nozes, castanhas ou até amendoin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *